segunda-feira, 9 de março de 2009

FORMA


Um dos elementos mais importantes na composição da silhueta na moda é o que chamamos de forma, que podemos classificar em dois tipos: forma plana e forma espacial.
A forma plana é a forma obtida pela projeção do produto sobre um plano e está determinada pelo contorno. Esta forma permance constante,no vestuário é representada pelo desenho técnico planificado, pela representação do modelo por meio do cróqui ilustrado, bem como, pela modelagem feita no papel que também é considerada uma representação bidimensional e consequentemente uma representação plana. No desenho técnico, um dos tipos de representação plana, é necessário que seja feita a descrição do produto, determinando recortes, costuras, aviamentos, tecido, cores e outros itens necessários ao entendimento da execução do produto.
Forma espacial é a forma tridimensional de um produto,na moda consideramos tridimensional quando a roupa está vestida no corpo produzindo efeitos distintos ao ser observada de ângulos diferentes. O corpo, no caso da moda, é o suporte ideal para que o produto possa ser intepretado multidimensionalmente, correspondendo as diversas apresentações e representações do processo de percepção.
A forma plana como ilustração bidimensional também é utilizada para demonstrar uma impressão desejada sobre a forma espacial (tridimensional) do produto na percepção dos possíveis interessados (desde o designer, passando pela produção até o usuário final).

Nenhum comentário: