domingo, 8 de março de 2009

Estética do design de moda

Issey Miyake




Compete ao design de moda primariamente pensar as funções estéticas e simbólicas dos produtos do vestuário, mediante a outras funções destes produto que vão atender as necessidades e desejos do usuário. Sendo tão somente estes processos dinâmicos e participativos de uma comunicação estética entre o design e o usuário, e que por este motivo se submetem a uma constante avaliação subjetiva de conceitos e normas pertinentes ao processo da estética da moda. Estética esta que se desenvolve com processos distintos e variáveis. Vale lembrar que o conceito de estética é proveniente da palavra grega " aiesthesis" e está relacionada a percepção sensorial (estética dos objetos),a ciência das aparências e a importância que o objeto adquire para o usuário como parte de um sistema sócio-cultural (estética de valor).
O design do produto de moda está interrelacionado diretamente com a estética desejada pelo usuário, bem como, as funções estéticas do produto. Estes elementos atrelados ao conceito central da estética do objeto de moda, as funções práticas, a comunicação por meio da gestalt do objeto - forma, cores,material e superfície - compõem o que podemos denominar de criatividade.

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