domingo, 8 de março de 2009

Construindo o conceito da coleção



Na moda, figura/gestalt equivale a silhueta e está relacionada a forma e ao contorno que a roupa adquire quando vestida. Para o designer de moda a silhueta é a utilização da forma, das cores, dos materiais, da modelagem, do acabamento, da ornamentação e das superfícies têxteis para a concepção do design dos produtos do vestuário.
As características estéticas de um produto de moda será determinada pelos elementos de design que serão utilizados para desenvolver a coleção em cada estação. Estes elementos do design podem ser classificados em macro e micro elementos. Os macro elementos são aqueles que são vistos conscientemente no processo de percepção do produto por parte do usuário, forma, material, superfície, cor são elementos por meio dos quais se determinam essencialmente a comunicação visual do produto de moda.
Os micro elementos são aqueles que no processo de percepção não fazem parte da aparência da forma imediata, mas que também produzem a impressão geral do design produto do vestuário.
Os valores estéticos que um vestido,uma casaco ou qualquer outro produto da coleção assume quando finalizado exercerá no usuário um efeito de sentir e perceber. Este efeito promove em quem observa ou no usuário do produto uma postura que pode exteriorizar-se em aceitação, rejeição ou neutralidade. Um dos maiores desafios do designer de moda é antever quais as sensações que o produto final despertará nos distintos usuários.

Um comentário:

Tecendo Sonhos disse...

Olá Dora como vai? Sou estudante de design de moda e estou finalizando a minha pesquisa para o nosso desfile conceito. E neste momento estou aqui quebrando a cabeça para montar o conceito... Deixa eu te explicar... Minha pesquisa foi intensa, tenho o conceito e a peça na minha cabeça e em muitos esboços, mas não consigo focar no conceito em si. Alguma sugestão de como fazer esta leitura? Obrigado!! Andreza Boal