segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Estilo


Econtramos ao longo da história várias definições de estilo e, antes de definirmos estilo ligado a moda, vamos fazer algumas distinções. Em relação às artes, estilo pode ser um conjunto de características de um produto artístico ou manufatura e que nos permite reconhecer tal produto como pertencente a uma época ou período histórico. Em outra definição encontramos a noção de estilo para indicar os aspectos que caracterizam as obras de um autor, diferenciando-o dos demais.
No caso da moda, podemos associar o conceito de estilo a várias definições, por exemplo, no que tange a sociologia e antropologia, sendo estilo aquilo que trata de comportamento social, entendendo-se com esta noção algo que é próprio de grupos ou momentos históricos, e também algo que diferencia o indivíduo no âmbito social do seu grupo, sua época...
Provavelmente o conceito de estilo na moda tenha sido extraído dos séculos XVIII e XIX, quando surge a noção de estilo individual, e alguns filosófos começam a difundir a idéia que o estilo é o próprio homem, não como exaltação da expresssividade individual, mas com a acentuação da relação entre o estilo e o conteúdo das idéias que ele transmite. Na moda, a idéia de estilo como expressão individual tomou corpo e hoje podemos considerar estilo como uma forma de expressão única e pessoal atrelada ao uso das roupas e suas variantes de moda.

Nenhum comentário: